Arroz doce

Testei fazer uma receita de arroz doce. Um arroz doce indu-brasileiro! hehe O arroz doce é uma sobremesa muito comum no Brasil e na Índia também.  Não sei a origem deste doce, mas sei que agrada em qualquer lugar! ;) Aqui, gostaram muito e não conheciam…

Receitinha:

Primeiro deixe o arroz descansar por uns 20 minutos, em um recipiente com leite.

Prepare uma calda de açúcar (bem escura) e quando estiver ainda mole, despeje meio litro de leite. Em seguida, coloque o arroz que já está hidratado pelo leite. Acrescente côco ralado (a gosto) e meia garrafinha de leite-de-côco. Deixe cozinhar em fogo baixo e mexa sempre para não grudar no fundo da panela. A quantidade de açúcar, fica ao gosto de quem for preparar, mas arroz doce gostoso, é bem docinho e cremoso, nao é?! ;) Quando o arroz estiver cozinho e o leite estiver grosso, acrescente algumas sementes de cardamomo e canela (a gosto).  Para deixar ainda mais cremoso, pode-se acrescentar uma caixinha de creme de leite.

Este arroz doce, tem uma aparência diferente do arroz doce brasileiro, que é bem branquinho; já o arroz doce indiano, é moreninho (devido a calda “queimada” de açúcar). Você pode ainda acrescentar raspas de limão ou de laranja, junto ao creme de leite que entra por último.  Por fim, decore com côco ralado, cravo-da-índia e canela. Ou cubra com lascas de côco fresco. Como mostra na foto, eu decorei com: canela, cravo e côco.

Espero que tenha conseguido passar a receita de forma compreensível. Não sei passar receitas com as medidas corretas, pois cozinho sem calculá-las direitinho.

Pesquisando um pouco mais sobre o arroz doce, encontrei como resposta sobre a origem do arroz doce, a seguinte informação:

“Este doce deverá ter entrado na península pela mão dos árabes. De facto, a introdução da cultura do arroz na Europa, deu-se com a entrada deste povo na península no séc. VIII. O próprio étimo arroz provém do árabe “ar-ruzz”.
Referências a este doce, são já conhecidas em textos árabes. É o caso do “Tratado dos Alimentos” escrito em 1162 por ABŪ MARWĀN ZUHR em Sevilha. Num outro manuscrito anónimo do séc. XIII, sobre a cozinha Hispanho-Árabe, encontra-se uma receita deste doce, aqui com o nome de “Arroz com mel”. Aparece com este nome, pois nestas primeiras referências é utilizado mel e não açúcar. Para 6 doses, indica os seguintes ingredientes: 250 gramas de arroz, 3 litros de leite, duas colheres de mel, 75 gramas de manteiga e como condimento a canela. O arroz tinha de estar de molho em água durante um dia e uma noite. Depois de escorrido e cozido no leite com o mel, deita-se num recipiente fazendo-se no meio um buraco que é cheio com manteiga derretida. Depois basta polvilhar com canela e está pronto a ser servido.
Hoje em dia, perante os acontecimentos globais recentes, é bom que saibamos que grande parte do que temos e do que somos, é fruto de um legado árabe, povo que habitou a península de 711 a 1492.”

Bom apetite!

About these ads
Esse post foi publicado em Sobre a Croácia e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Arroz doce

  1. gaby disse:

    Gostei muito das informações sobre o arroz doce..

  2. marcelo j silva disse:

    ótimo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s