A menor cidade do Mundo (Hum)

Final de semana passado, fomos visitar a menor cidade do mundo!! É uma cidadezinha muito bonitinha, com mais de mil anos de idade, que se chama: HUM.

Ao chegarmos, vimos alguns moradores… mas na verdade, a cidade mais parecia um tipo de vila abandonada, apesar de possuir casas com pequenos jardins, plantinhas nas janelas e algumas roupas no varal. hehe

A cidadezinha foi construída por trás dos muros de um castelo medieval. Hum está situada na parte central da península de Istria, no noroeste da Croácia, a 7 km de Roc, 14 km a sudeste de Buzet, em uma colina acima do vale de Mirna. Foram preservadas todas as características da arquitectura urbana medieval, tanto quanto a organização da cidade :). Como a cidade é cercada por muros, as casas foram construídas nas paredes defensivas(devido as várias batalhas ao longo dos séculos). A cidade foi mencionada pela primeira vez, em documentos datados de 1.102, altura em que era chamada Cholm(em alemão), que vem o nome italiano Colmo. A torre do sino e relógio foram construídos em 1552 como parte das defesas da cidade, e estão ao lado da galeria da cidade. A atual Igreja Paroquial de SãoJerônimo (Sveti Jeromim) com a sua fachada clássica, foi construída em 1802 ao lado de uma igreja anterior que foi construída por um morador local: Juraj Gržinič.

Os vários “Hum” escritos na parede, foram escritos em alfabeto Glagolítico (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_glagol%C3%ADtico) e tb estão preservados na igreja, e foram escritos no período de formação do Glagolítico (a segunda metade do século 12) e são um dos exemplos mais antigos da cultura croata Glagolítica literária na Idade Média (mais tarde farei um post exclusivamente sobre este alfabeto).

População:

Hum tem uma população de apenas 23 pessoas, (e em breve 24, pois eu ví uma senhora grávida! hehe) mas apesar de tão pequena e com poucos moradores, é oficialmente uma cidade, e de acordo com o “Guinness World Record” recebeu o título de menor cidade do mundo!

Um passeio a Hum, é de fato bem curto, pois existem poucas “ruas” para se visitar… hehe Mas vale a pena ir até Hum, pois a região é muito bonita!

Detalhes:

Os moradores de Hum não gostam de Hum ter sido eleita a menor cidade do mundo, atraindo assim, centenas de turistas a cada verão (e algumas dezenas fora de alta temporada). A cidade tem duas lojas muito bonitinhas de suvenirs, e existe também um bar, mas que estava fechado em pleno sábado enquanto a cidade “recebia” além de nós, mais uns 15 visitantes ao mesmo tempo. A cidade estava LOTADA! hahaha Obviamente, Hum não sobrevive do turismo (e nem gostaria) , e a maioria dos moradores de Hum trabalham na cidade vizinha, Buzzet (27 habitantes) a 14 km de lá.  O passeio a Hum pode “decepcionar” algumas pessoas (como eu), que forem visitar a cidade na expectativa de ver seus poucos moradores, sorridentes por receberem “visitantes”.  Contudo, o lugar é muito interessante e o passeio foi muito agradável, especialmente porque me encontrei com outra brasileira (Marília) que tb mora na Croácia, em Zabreg com seu marido. Eu a conheci através de seu blog, e como eles estavam indo passear em Hum, eu e Srećko fomos também. Fiquei muito feliz por ter encontrado um casal  (ele é croata e ela brasileira) que se dá tão bem e são super apaixonados! A Marília é uma fofa e está super adaptada aqui na Croácia! Depois de passearmos em Hum, fomos almoçar juntos, e no restaurante ficamos por horas batendo-papo… foi muito bom!

Abaixo, mais fotos que tirei em Hum. 🙂

Cartão postal de Hum, comprado na lojinha de suvenir que está na foto acima.

Esse post foi publicado em Sobre a Croácia e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

34 respostas para A menor cidade do Mundo (Hum)

  1. Daniele Rocha disse:

    Que cidadezinha linda!
    Mto fofa! Me lembra as maquetes da faculdade. rsss

    Que legal que vc e a Marília se conheceram! Vcs deram mais sorte (e tb tiveram mais tempo) para se encontrarem…

    bjusss às duas!

    Daniele

    • Marina disse:

      Ei Daniele!
      Pois é… foi muito legal conhecer a Marília pessoalmente! Fico feliz quando encontro com brasileiros por aqui, especialmente quando existem “afinidades”! Tanto a Marília, quanto o Jerko, sao uns fofos!
      E Hum merece uma visitinha mesmo, pois é uma gracinha a cidade!!
      E quando vcs voltarem por aqui… aí sim nos veremos e passearemos bastante! hehe
      Beijinho!

  2. Priscila disse:

    Oi Marina,
    Eu tb fui em Hum. E por coincidência estava td fechado como aconteceu com vcs. E o pior é que eu estava super ansiosa para conhecer o restaurante pq o Alan e os amigos dele disseram q o restaurante de lá é muito chique (palavras do Alan), e que lá é muito tradicional, o ambiente muito sofisticado matinham a decoração de mais ou menos 100 anos atrás e com comidas típicas tudo muito delicioso (mas eu não consegui ver foi a maior decepção qnd cheguei lá). Nossa falando em comidas típicas me lembrei de Sarma (me deu maior vontade de comer, rsrsrsrs). Uma de minhas primeiras visitas agora qnd eu chegar aí é encontrar esse restaurante aberto! Mas fique contente com uma coisa qnd eu fui não tinha ninguém narua e vc foi premiada viu ajgumas pessoas. hehehe
    Bom é só! Queria comentar que conhecia tb a cidade! hahaha
    muitos beijos,
    PrisPris

    • Marina disse:

      Oi Piscila,
      Eu nao sabia que vc já tinha vindo a Croácia… pensei que estava vindo pela primeira vez! Que bom que já conhece!! Agora tá mais fácil do que eu pensei!! haha
      O bom é que vc vai morar relativamente aqui perto, aí vamos poder nos ver mais vezes! Mas sobre o restaurante, acho que deve abrir só durante o verao…
      Sim, ví alguns moradores de Hum, mas nao mto simpáticos! hahaha Ficaram olhando com uma cara tao séria, que quase pedí desculpas por estarmos lá! hahaha Mas ao menos as duas mulheres da duas lojas de suvenir, eram mto simpáticas!
      Que dia vc chega?? Vou tentar te achar no skype uma horas dessas!
      Beijinho!

      • Priscila disse:

        Pois é já fui aí sim no carnaval do ano retrasado (fiquei 15 dias um friozinho). Fui a sensação do carnaval de RIJEKA, tinha que ver!! rsrsrs me senti uma selebridade! Inclusive fui em Pula tenho fotos lindas de lá depois te mostro quando conversarmos np skype.
        Sobre os moradores será que tive sorte então em não vê-los? hahaha
        É mesmo né, iremos morar perto. Tomara que dê para nos encontrarmos bastante. Devo chegar por aí antes do dia 20 de abril. Mas quando eu confirmar tudo direitinho vou te passar tudo pode deixar. Espero te encontrar no skype então.
        Muitos beijosss Prispris

      • Marina disse:

        Ai que legal Priscila! hahaha Mas teve carnaval em Rijeka?? hahaha Eu já uns vídeos dos carnavais aqui na Croácia, e sao beeeeem diferentes dos nosso carnaval brasileiro, né?! hehehe
        Enfim, fico feliz em saber que voce já conheceu sua futura casa, os amigos do Alan e provavelmente a família dele tb…. e sabe para onde está indo! hahahaha Eu pensei que vc iria vir sem saber como era a Croácia! Mas vc já conehce até Pula! Que legal!!
        Bom… no mais, estou esperando vc chegar pra te conhecer!
        obs: acho que nao vai estar tao frio quando vc vier… mas de todo jeito, aproveite bem o restinho do verao aí no Brasil! 😉
        Beijo!

  3. Priscila disse:

    Escrevi pra caramba no skype. Para não encher muito seu blog. Bjks

    • Marina disse:

      Pricsila, já, já vou ver e te respondo! Bjo!

      Cibele, ví seu comentário e deletei sem querer na hora de responder! hahaha…. desculpa! Pode postar de novo?
      Beijo!

      • Priscila disse:

        Amanhã vou mandar de novo aquele meu recado do skype, muitos beijos eu tô chegando hein! rsrsrsrsrs

  4. Marilia disse:

    Oi! Estou correndo e por isso não comentei antes!
    Adorei a cidadezinha e principalmente nosso encontro! Tb estou super feliz de encontrar alguém com que tenho afinidades! Adorei os elogios hehe!!

    Um bjo,
    Marília

    P.s Lindas fotos!!!Adorei! Me manda please aquela que tiramos juntos quando puderes! bjs

  5. patricia cruz disse:

    Olá… Adorei o blog..
    Sou Casada com um Croata, temos uma bebe de 3 anos..
    Vivi em Portugal e visitei meu sogros ai na croacia duas veses… Agora estamos vivendo no Brasil..
    Adoro este pais, e concordo plenamente sobre o k vc disse sobre as estaçoes do ano serem armoniosas…Amo a primavera, e o outono..
    Gosto mto da colinaria e ja to cheia de saudades dos pratos k minha sogra faz..
    Um abraço pra vc e Boa Sorte aí..

    • Marina disse:

      Olá Patrícia,

      Fico feliz que vc tenha gostado do blog! Obrigada…
      Outra coisa que me deixa mto feliz, é quando surgem aqui no blog, brasileiros(as) casado(as) com croatas! É tao legal trocar experiências, né?! Acho muito bacana quando encontro outros brasileiros, e descubro que percebemos as mesmas coisas (diferenças culturais) através de nossas vivencias brasileiras. Você tb é mineira, né?? 🙂
      Dei uma “bisbilhotadinha” nas suas fotos no orkut! hehe Adorei!
      Vamos mantendo contato!
      Beijo,
      Marina

  6. Pingback: Curiosidades: A Menor Cidade do Mundo | oSabeTudo.com

  7. ARTHUR disse:

    HUM PARECE LINDA VOU PRA LA ESSAS VERIAS

    • .... disse:

      Que bom! Me conte para que cidades você vai! Se puder, depois escreva aqui no blog contando da sua viagem!
      Boa viagem! Beijinhos, Marina

  8. Dilzete Andrade disse:

    Lindaaaa! gostaria de conhecer.

    • .... disse:

      Sim, é linda, linda mesmo! Mais ainda do que parece pela TV! 😉

    • gloria maria alexandre herculano disse:

      Essa é a cidade que meu marido queria morar, saimos de s.Paulo para o interior… mas não tem mais nada a ver com interior, essa cidade sim é nosso sonho de consumo… quem sabe em outra encarnação:)

  9. Andréia.rosa.cardoso disse:

    Adorei.a.cidade.queria.morar.lá.bjs

    • .... disse:

      Olá Andréia, é lindinha mesmo, quase inacreditável… um destino imperdível para quem pretende visitar a Croácia! 🙂 Já morar… não sei não… hehe Beijo!

  10. gloria maria alexandre herculano disse:

    Olá!!! adorei este blog, e principalmente a postagem sobre Hum, do que vivem os habitantes da cidade? fiquei curiosa. Lugar maravilhoso, gosto muito das cidades do leste europeu. Abraços!!

    • .... disse:

      Nossa, gente!! O Globo Repórter trouxe um monte de visitantes novos ao meu blog! hahah Pelos vistos, todo mundo adorou a cidadela de Hum!! É mesmo linda, linda, linda! Os habitantes, acho que vivem exclusivamente do turismo, tem pouca coisa, mas acho que dá para sobreviverem bem, perto de lá, tem outras cidades onde as pessoas fazem suas compras e coisas assim… e acho que algumas pessoas trabalham nas vidades vizinhas tb, pois no inverno o turismo já não é muito ativo na região…
      Um abraço,
      Marina

  11. Lucas disse:

    Marina, como você foi para lá? Estava a fim de conhecer a cidade, mas do Brasil até lá saberia me dizer o que tem que fazer?
    Obrigado desde já!

    • .... disse:

      Olá Lucas, fui porque morava na Croácia com meu ex-namorado (quase marido, rs) que é croata. Eu morava em uma cidade próxima à Hum, chamada: Pula. Acho que a melhor forma de ir para lá do Brasil, é pegar um vôo até a Itália (Veneza) e de lá, ir até a Croácia por terra (carro ou ônibus) e por fim, chegar a Hum. É uma cidadezinha linda mesmo! Boa sorte! 🙂

  12. caetano luiz disse:

    Acabei de assistir oGlobo Reporter na Globo News. A Croacia toda é linda. Um pais que merece ser visitado. Quem sabe quando for a Europa(nunca fui, mas pretendo rsrsr) vou visita-la

    • .... disse:

      Olá (seu nome por favor! rsrsrs)! Obrigada pela visita e pelo comentário no blog! Sim, a Croácia é realmente um país lindo! Acho que é um dos mais bonitos do mundo(embora eu conheça pouco do mundo)! rs Se vier à Europa, inclua a Croácia e dê preferência aos dias por lá! Agora moro em uma ilha em Portugal (Ilha da Madeira), mas continuo amando a Croácia! 😉 Um abraço!

  13. Frederico disse:

    Eu queiria encontrar alguem ou alguma empresa que pagasse todas as minhas despesas aérea e hospedagem para eu poder passar pelo menos 15 dias,nesta belissima cidade.
    Fred

    • .... disse:

      Olá, Fred! Quem sabe um dia vc consegue?? E quem sabe, faz desta vontade um objetivo, e consegue concretizá-lo?! Pode ser mais fácil do que parece.. 😉 Boa sorte!
      Um abraço, Marina

  14. Essa cidadezinha é muito fofa a-mei

  15. lourival disse:

    muito bonita eu gostari de morar numa cidade assim sem violencia sem tumulto

  16. uelisson disse:

    eu tbm

  17. uelisson disse:

    passar as ferias ai feria muito bom…

Deixe um comentário